“A Espera” no MITEU – JPN

  • SumoMe
No dia 26 de abril, o Teatro Universitário do Porto vai estar presente na 17.º edição da Mostra Internacional de Teatro de Ourense.

Publicação: JPN [Link]

Autor: Mariana Pinho

Data da Publicação: 20/04/2012

TUP representa “A Espera” no festival galego MITEU

Depois de, em 2010, ter recebido o 1.º prémio da Mostra Internacional de Teatro de Ourense (MITEU), com “Alan”, o Teatro Universitário do Porto TUP mostra agora, na Galiza,”A Espera”, peça que já esteve em cena no Porto em julho de 2011.

Em palco, Helena Matos,Helena Marinho, Raquel Sousa e Tiago Sines vivem a espera, a espera pela morte. A peça surge com o desejo de Inês Gregório, uma das encenadoras, em transformar o livro de contos “Olhos de Cão Azul”, de Gabriel García Márquez, numa peça de teatro. Os contos apresentam de variadas formas a perspetiva desta espera pelo inevitável que é a morte.

Raquel Sousa, 25 anos, atriz e presidente da direção do TUP, confessa ao JPN que este foi um processo longo e moroso, desenvolvido ao longo de oito anos. Depois de todos os atores lerem a obra, a prosa foi sendo transformada em drama através de jogos de improvisação e textos escritos pelo próprio elenco, como uma manta de retalhos.

Após o êxito que teve no Porto com “A Espera”, o TUP foi convidado, mais uma vez, para participar no MITEU. Este é um festival que promove o intercâmbio artístico entre os grupos de teatro galegos e grupos da Península Ibérica. Este ano, para além do TUP, participam também outros grupos de teatro universitário portugueses, o FC ACTO, de Lisboa, o CITAC, de Coimbra e o TEATR’UBI, da Covilhã.

A programação completa do festival pode ser consultada no website do evento.