Celeste vence FATAL

  • SumoMe
O Teatro Universitário do Porto venceu o Prémio FATAL com o espetáculo «Celeste – uma assombração». Dirigido por Raquel Sousa, o grupo portuense continua sem um espaço definitivo de ensaio.

Publicação: Canal Superior

Autor: Sara Marques Moreira

Data da Publicação: 18/05/2015

TUP VENCE 16ª EDIÇÃO DO FATAL

O espetáculo «Celeste – uma assombração» foi considerado o melhor espetáculo da 16ª edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa (FATAL), que terminou este fim de semana. A criação é do Teatro Universitário do Porto (TUP) e a encenação de Gonçalo Amorim e Luís Araújo.

O espetáculo foi considerado pelo júri do festival «um espetáculo sem falhas, de nível profissional, perturbador, em que uma minuciosa instalação envolveu a adaptação do espaço, figurinos e dispositivos cénicos, som e luzes, recriando uma atmosfera sinistra, que induziu no espetador sentimentos de repulsa e terror».

O grupo de teatro mais antigo da cidade do Porto, ainda em atividade, tem vindo a sofrer com as condições de ensaios. No ano passado mudaram da Travessa de Cedofeita para a Praça Coronel Pacheco por razões de segurança. Atualmente, estão numa sala provisória da ACE Escola de Artes à espera de uma solução definitiva.

«Estamos a ocupar uma sala de ensaios da ACE e não são instalações definitivas», conta Raquel Sousa, presidente do TUP, ao Canal Superior.

Por agora, o grupo de teatro universitário está a preparar um espetáculo de dança baseado na obra de Egon Schiele. A encenação é de Joana Providência e Joana Castro e a estreia está prevista para 18 de junho, no âmbito do FITEI, na Fundação José Rodrigues.

Além do TUP, a mISCuTEm, companhia de teatro do ISCTE, venceu o Prémio FATAL Cidade de Lisboa, atribuído ao espetáculo mais inovador, com «Fragmentos».

Os espetáculos «Alta Áustria», do Teatro da Academia, do Instituto Politécnico de Viseu; «Tragédia Exacta», do Grupo de Teatro de Letras da Universidade de Lisboa; e «Mia», do ArTeC, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa foram distinguidos com menções honrosas.

A 16ª edição do FATAL terminou no sábado. Da programação faziam parte mais de 20 espetáculos de teatro universitário.